quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Pterostyles barbata


P. barbata 
 By Photographs by Gnangarra...commons.wikimedia.org, CC BY 2.5 au, 
https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=7683560

                                                               Pterostylis stenochila, Autor KeresH



                                                  Pterostylis Bluff Foto de Jorg Hempel


                                                           P. sanguinea. Autor Gnangarra




Pterostylis é um gênero de cerca de 300 espécies de plantas na família das orquídeas , Orchidaceae. encontradas na Austrália , Nova Zelândia , Nova Guiné , Nova Caledôniae uma ilha Indonésia . As flores são principalmente verdes, às vezes com listras castanhas, avermelhadas ou brancas e são distinguidas de outras orquídeas por suas estruturas florais incomuns e mecanismo de polinização.

O gênero Pterostylis foi criado pela primeira vez por Robert Brown, que descreveu formalmente 19 espécies, mas não nomeou uma espécie tipo . As espécies que ele descreveu foram coletadas da costa leste do continente e da Tasmânia e as descrições foram publicadas em Prodromus Florae Novae Hollandiae.

Cerca de 300 espécies são reconhecidas e cerca de 200 delas foram formalmente descritas e nomeadas. O nome do gênero ( Pterostylis ) é derivado das palavras gregas antigas pteron que significa "pena" ou "asa"   e stylos que significa "pilar" ou "postagem"  referindo-se às "asas" na coluna.

Pterostylis barbata é a orquídea que aparece na primeira foto. Ela é comumente conhecida como a orquídea com barba ocidental ou a orquídea pássaro.  É uma espécie de orquídea endêmica ao sudoeste da Austrália Ocidental . As plantas em flor têm uma roseta de folhas na base da planta e uma única flor branca translúcida com veias verdes escuras em uma haste florida com até 20 folhas de haste. É uma das várias orquídeas com barba, algumas das quais ainda não foram formalmente descritas.

É uma orquídea terrestre e a floração ocorre de julho a setembro. Existem 12 espécies ainda não descritas. A maioria das que são encontradas em pastagens, são polinizadas por insetos, quase sempre por pequenas moscas da família Mycetophilidae ou por mosquitos (Family Culicidae ).


Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Pterostylis

terça-feira, 29 de agosto de 2017

NEOFINETIA













Vanda falcata - © 2009 Greg Allikas





Foto: http://botanyboy.org/neofinetia-falcata-in-my-japanese-garden-july-2015/









Foto de http://www.diariodoorquidofilo.com.br/2016/07/destaque-do-mes.htm


Tribo: Vandeae
Subtribem: Aeridinae

Quem vê essa pequena orquídea com folhas em forma de leque e flores perfumadas de 2 cm não entende a origem de seu nome popular. É preciso remontar ao Japão antigo, da época dos samurais, para entender os altos riscos que envolviam coletar uma Neofinetia falcata de uma das selvagens ilhas locais. Ir até o berço dessas plantas fazia parte do treinamento dos guerreiros bushido, a elite dos lutadores japoneses, que demonstravam coragem e valentia ao enfrentar mares bravios, escalar montanhas escorregadias, avançar em meio ao vento e ao frio para simplesmente buscar uma dessas orquídeas - e fazê-la chegar intacta à viagem de volta.


Neofinetia foi nomeada em homenagem a Achille Finet, um botânico francês, que trabalhou nas orquídeas da China e do Japão; E do neo grego, (novo) para distingui-lo de outro gênero de plantas mencionado anteriormente para homenagear M. Finet. Com a publicação do volume 6 de Genera Orchidacearum , todas as espécies de Neofinetia estão agora incluídas no gênero Vanda . Os nomes híbridos afetados são explicados neste site aqui . É um eufemismo dizer que essas orquídeas têm seus fanáticos, especialmente no Japão, onde durante o período de Tokugawa (1773-1841) foi reconhecido pela primeira vez como precioso e desde então desempenhou um papel importante nas artes culturais japonesas.

Considerada a orquídea perfeita pelos japoneses, "Neofinetia" é apreciada e apreciada não só por suas flores de forma delicada e fragrância encantadora, mas também pela folhagem que pode ser variegada ou moldada de forma diferente da planta típica. Mesmo as raízes são consideradas dignas de prazer. Adicione a isso o fato de que há muitas formas de cores e formas de flores, não é de admirar que o crescimento destas no Japão seja comparado a uma apreciação das belas artes. Quanto você pagaria por uma orquídea? No Japão em leilão em 2005, os licitantes pagaram de US $ 20.000 para US $ 70.000 para variedades raras de fuukiran, o que parece uma pechincha em comparação com US $ 300.000 ou mais, muitas vezes pagos durante a década de 1980 até o final da década de 1990.

Antes classificada como monotípico (consistindo de apenas uma espécie), os taxonomistas recentemente reconheceram 3 espécies. Essas pequenas epífitas monopodiais crescentes, tipicamente com flores brancas e prolongadas, são originárias da China, Coréia e Japão. As plantas se assemelham a uma Vanda em miniatura vegetativa. Embora pequenas, as flores são vistosas e agradavelmente perfumadas à noite. Vanda falcata está presente em muitas coleções de hobby e, nos últimos anos, algumas das formas raras, há muito guardadas pelos japoneses, ficaram disponíveis no mercado.


Tribo: Vandeae

Subtribem: Aeridinae

Número de espécies:
A World Monocot Checklist atualmente reconhece 3 espécies distintas; V. falcata, V. richardsiana e V. xichangensis descritos em 2004.
Distribuição
Avançado na China, Coréia, Japão e nas Ilhas Ryukyu.

Fontes:

http://minhasplantas.com.br/plantas/orquidea-do-samurai/

http://www.aos.org/orchids/orchids-a-to-z/letter-n/neofinetia.aspx

http://clube273.rssing.com/chan-44705061/latest.php

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Sedirea japonica






Foto do Clube do Orquidófilo






Por André Merez






Tendo pertencido anteriormente aos gêneros Angraecum e Aerides, essa orquídea de uma única espécie tem seu nome criado a partir do anagrama da palavra que dá nome ao último gênero a que pertenceu, ou seja, o nome Sedireaé na verdade o nome Aerides, escrito ao contrário.










Ler na íntegra





terça-feira, 22 de agosto de 2017

EXPOSIÇÃO DE ORQUÍDEAS EM RECIFE/2017



Foto de Ademir Vicente de Oliveira Vice presidente da Associação Cearense de Orquidófilos.
Brassolaeliocattleya em da exposição de Rio Claro

Cattleya labiata Lindl 1821

Por Orchi - Fotografia própria, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=35509360


A EXPOSIÇÃO DE ORQUÍDEAS DE RECIFE, ORGANIZADA PELA ASSOPE SERÁ NOS DIAS 20, 21 E 22 DE OUTUBRO.

Darth Vader (Aristolochia Salvador platensis)

Flores incríveis (36)


Flores incríveis (34)

Fonte: hortus.leidenuniv.nl

Não é orquídea mas vale a pena admirar porque é muito peculiar...

Esta flor surpreende por seu aspecto sinistro lembrando a máscara de Darth Vader o personagem do lado negro da força do seriado Star Wars. É uma espécie raríssima e pouco se sabe dela. A maioria das imagens que se encontram espalhadas na web foram fotografias tomadas no Jardin Botanique de Lyon, na França.
É membro da família Aristolochiaceae, que inclui mais de 500 espécies.
É uma espécie nativa do Brasil, esta trepadeira lenhosa pode ser encontrada em planícies abertas. Na verdade seu nomedescritivo 'platensis' significa prados sediados úmidos. Tem floração de abril a junho. A sua forma peculiar e seu odor nauseante serve para atrair insetos polinizadores.

Fonte: https://gardenofeaden.blogspot.com.br/2013/11/aristolochia-salvador-platensis.html
  

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

HOSPITAL DAS ORQUÍDEAS

Cymbidium híbrido


Você sabia que existe um hospital das orquídeas? Um grupo de amantes das orquídeas reuniu-se e formulou o Projeto Florescer que cuida daquelas orquídeas que estariam destinadas ao descarte porque seus donos não souberam cuidar delas. Bem, agora não precisa mais ser assim e essas orquídeas mal cuidadas podem ser levadas as dependências da Igreja Metodista Livre da Saúde, localizada na Rua Veriano Pereira, 52, Saúde, São Paulo, onde serão cuidadas com muito amor e competência. A equipe é formada pelos expertises: Timóteo Iamamoto (Eng. agrônomo), Irene Iamamoto, Lila Hanamashiro (arquiteta), Daniel Katayama (médico), Massaru Nanya e Sérgio Oyama Junior (Bioquímico).

Fonte: http://www.orquideasnoape.com.br/2014/08/reflorescer-no-hospital-das-orquideas.html

MICROORQUÍDEAS








Sophronitis cernua









Oncidium Twinkle 'Yellow Fantasy'









Ornithophora radicans






Estas microorquídeas são belos exemplos de quanto as orquídeas variam em tamanho, cores e formatos elas são parte da coleção de Sérgio Oyama Junior que desde 2009, dedica-se à pesquisa e ao cultivo de orquídeas em apartamento. A partir de 2011, começou a compartilhar os resultados de suas experiências no blog Orquídeas no Apê, divulgando fotos de orquídeas e dicas de cultivo. Suas fotografias já participaram de tradicionais exposições de flores e orquídeas, tais como a Expoflora, em Holambra.

MAIS UMA EXPOSIÇÃO NO JARDIM BOTÂNICO DO RIO/2017











Foto: http://diariodorio.com/jardim-botanico-recebe-exposicao-com-centenas-de-orquideas/




Do dia 01 ao dia 03 de setembro/2017 acontecerá no Jardim Botânico do Rio de Janeiro mais uma exposição de orquídeas. O vídeo abaixo foi da última exposição realizada este ano em maio/2017.






sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Cattleya aclandiae





Por Orchi - Fotografia própria, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1044230



https://www.orchidweb.com/products/cattleya-aclandiae~8.html

Eu sou apaixonada pelas Cattleyas. Elas existem em formatos e cores variados para a apreciação de todos os orquidófilos e esta aqui que é conhecida como aclandiae, é muito original pelas sua mistura de cores que a tornam ao mesmo tempo diferente e interessante.

Alguns dados a respeito desta orquídea :

CATTLEYA ACLANDIAE é uma orquídea endêmica da Bahia, especificamente das regiões sul e sudeste do estado. Foi descrita originalmente pelo botânico inglês John Lindley no ano de 1840.

A espécie é geralmente encontrada na faixa de mata atlântica acima de 400 metros de altitude. Tem comportamento epífito, atinge cerca de 20 centímetros, folhas lisas, rígidas e elípticas e flores que variam de verde claro ao verde escuro com manchas marrons e labelo de cor lilás.

Necessita de bastante umidade para se desenvolver bem. Em seu habitat, existem brisas marítimas constantes, que trazem à planta umidade vinda do mar.


Classificação científica

Domínio : Eukaryota

Reino : Plantae

Divisão : Magnoliophyta

Classe: Liliopsida

Ordem : Asparagales

Família: Orchidaceae

Gênero : Cattleya

Espécie : C. aclandiae

Nome binomial:

Cattleya aclandiae

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cattleya_aclandiae

ALGUMAS CATTLEYAS QUE FLORESCEM EM AGOSTO






C. amethystoglossa




C. Loddigesii




C. nobilior





C. shilleriana

Fotos de : https://unoorquideas.com/

EXPOSIÇÕES BRASILEIRAS EM AGOSTO/2017

matao_cartaz1a



segunda-feira, 7 de agosto de 2017

INTERNACIONAL ORCHID WORLD 2017

Sea Orchid

O "Orquídeas internacionais World" do Orchid Society alemão teve seu o seu lançamento em 1999. Agora, na primavera de 2017 foi realizada  sua 19ª exposição. sob o título "Dresdner Ostern".
Tornou-se nos últimos anos a maior exposição de orquídeas anual na Europa. Esta foi realizada em Dresden e é a mais popular feira pública e acontece tradicionalmente todos os anos pouco antes da Páscoa nos salões de Exposições.
A capital da Saxônia é reconhecida por evento desde o seu início do século 19 (de 1829) manteve a tradição como um centro de horticultura, botânica e da cultura de orquídeas com muito sucesso..

FONTE: http://orchideenwelt-dresden.de/welcome

PRÓXIMO EVENTO
Na páscoa de 2018 você poderá apreciar a mostra internacional de orquídeas : INTERNACIONAL ORCHID WORLD 2018, uma das maiores e tradicionais exposições de orquídeas da Europa. O vídeo abaixo foi feito no INTERNACIONAL ORCHID WORLD 2916. Através dele poderá ter uma ideia da grandeza deste evento.



sexta-feira, 4 de agosto de 2017

LINDAS ESTAS VANDAS!





As orquídeas atingiram um grande público atualmente, tanto que existe até orquidário especializado em uma só espécie de orquídea, a "vanda". O Orquidário Mokara se enquadra nesta espécie.
O link do blog deles para quem desejar adquirir esta espécie e até importar da Tailândia é:
http://vandariomokara.blogspot.com.br

THE ORCHID SHOW DA TAILÂNDIA

                                           



Neste ano a exposição: The Orchid Show da Tailândia, aconteceu no "Conservatorio Enid A. Haulpt e contou com uma incrível variedade de orquídeas floridas. Foi bom para passear, fazer cursos, comprar exemplares, assistir a apresentações culturais e filmes específicos selecionados. O vídeo abaixo foi feito na exposição deste ano que ocorreu no mês de março/2017



quinta-feira, 3 de agosto de 2017

ORQUÍDEAS ESQUISITAS - Arisaema sikokianum




By Photo by and (c)2007 Derek Ramsey (Ram-Man) - Self-photographed, GFDL 1.2, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=2151695



Arisaema sikokianum ( Japanese Jack-in-the-Pulpit )


É uma planta herbácea perene . Uma planta de floresta incomum notou por sua base inconfundível de púrpura fumada, copo branco e capa grande com listras roxas, verdes e brancas. Encontrado apenas em áreas úmidas e sombreadas na Ilha de Shikoku, no Japão . É distantemente relacionado com Arisaema triphyllum, que é comum ao leste dos Estados Unidos. Nos jardins domésticos, é um plantio de primavera.


A planta é conhecida por ter existido e sido admirada no Japão do século XVIII. Também pode causar irritação de contato, mas tem pouca importância toxicológica.

Classificação científica


Reino: Plantae
Angiospermas
Monocotiledônea
Ordem: Alismatales
Família: Araceae
Subamília: Aroideae
Tribo: Arisaemateae
Gênero: Arisaema
Espécie: A. sikokianum


Nome binomial: Arisaema sikokianum

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Arisaema_sikokianum

CALENDÁRIO DE EXPOSIÇÕES OrquidaRIO EM 2017


Cattleya Persivaliana


Calendário de exposições OrquidaRio em 2017


MARÇO

De 24 a 26 - Museu da República, Catete – Rio de Janeiro/RJ – Exposição da OrquidaRio



ABRIL / MAIO

De 29 de abril a 1 de maio – salão Paroquial da Igreja Matriz - Miguel Pereira – RJ

De 24 a 26 de março - Museu da República, Catete – Rio de Janeiro/RJ – Exposição da OrquidaRio

De 26 a 28 – Na Sede Social da SOPRECAN em Camboinhas – Niterói – RJ - Exposição da ASSON



MAIO

De 5 a 7 – Jardim Botânico do Rio de Janeiro/RJ - Exposição OrquidaRio



JULHO

De 7 a 9 – Museu da República, Catete – Rio de Janeiro/RJ - Exposição OrquidaRio



SETEMBRO



De 1 a 3 - Jardim Botânico do Rio de Janeiro/RJ - Exposição OrquidaRio

ORQUÍDEAS PREMIADAS NO FESTIVAL "ORQUÍDEAS NO VERÃO" DO ORQUIDARIO "OrquidaRIO" 2017





BLC. Heron's Roon Grapeland – Melhor planta da exposição – Orquidário Binot

Primeiro lugar




Miltonia William Kirch x clowesii – Vice Campeã – Fernando Setembrino – OrquidaRio

Vice campeã




Miltonia William Kirch x clowesii – Vice Campeã – Fernando Setembrino – OrquidaRio




Rhynchostylis coelestis ‘blue’


Estas são as fotos de algumas das orquídeas premiadas no festival denominado: "Orquídeas no Verão" deste ano, que aliás foi o primeiro com esta denominação organizado pelo orquidário OrquidaRIO. O festival foi realizado no Museu da República, no Caete, nos dias 24, 25 e 26 de março.

XVII EXPOSIÇÃO NACIONAL DE ORQUÍDEAS JUIZ DE FORA/2017

A imagem pode conter: flor e texto

quarta-feira, 2 de agosto de 2017

A ARTE COPIANDO A NATUREZA…





Orquídea Cattleya e Três Beija-Flores Brasileiros, Martin Johnson Heade, 1871







Artista: Kátia Salvi
Técnica: Acrílico sobre tela
Dimensão: 60x80cm
Disponibilidade: Original e em cópia fotográfica

Contato: passaroazulartes.wordpress.com

ARPOPHYLUM




Se uma única flor de orquídea já é o centro das atenções em qualquer ambiente, uma haste floral com centenas delas é um espetáculo da natureza. Originária de florestas de altitude do México á Colômbia, a escova-de-mamadeira (Arpophyllum giganteum) é uma orquídea epífita, ou seja, vive presa aos troncos de arvores sem retirar nenhum nutriente, apenas usando-as como suporte. Mas também pode ser encontrada sobre rochas.

Entre as espécies do gênero Arpophyllum, a giganteum, como seu próprio nome revela, é a maior de todas – sua haste floral mede até 50 cm. As centenas de flores que cobrem a haste floral não passam de 8 mm de diâmetro e têm coloração lilás brilhante com os labelos mais escuros. As folhas são longas, estreitas e recurvadas, e rendem o nome de gênero, pois Arpophyllum significa “folhas em forma de foice”.

Como o formato de haste floral lembra muito uma escova de lavar garrafas, a planta recebeu o nome de popular “escova-de-garrafas” ou “escova-de-mamadeira”.

Tempos atrás, era difícil encontrar a venda no Brasil, mas hoje existem muitos produtores e mudas são vendidas no Ceagesp, em orquidários profissionais e em exposições de orquídeas.

Essa orquídea, como floresce em setembro é encontrada na é a exposição da Associação de Orquídeas em São Paulo, no bairro da liberdade, em São Paulo, no segundo final de semana de setembro. Lá é o maior ponto de vendas desta espécie.

MARAVILHOSO MUNDO DAS ORQUÍDEAS


Este vídeo está repleto com fotos de orquídeas sobre um belo fundo musical.


CASA DA ÁRVORE EM LONGWOOD GARDENS






Foto: Landmarksociety.org

Este post não tem nada a ver com orquídeas mas achei muito interessante esta casa da árvore que mais parece um castelo. Apenas a título de curiosidade.

  EXOSIÇÕES  PÓS PANDEMIA Depois do "paradão"durante a pandemia, os eventoscom orquídeas (exposições) foram retomados. O primeiro ...