terça-feira, 29 de agosto de 2017

NEOFINETIA













Vanda falcata - © 2009 Greg Allikas





Foto: http://botanyboy.org/neofinetia-falcata-in-my-japanese-garden-july-2015/









Foto de http://www.diariodoorquidofilo.com.br/2016/07/destaque-do-mes.htm


Tribo: Vandeae
Subtribem: Aeridinae

Quem vê essa pequena orquídea com folhas em forma de leque e flores perfumadas de 2 cm não entende a origem de seu nome popular. É preciso remontar ao Japão antigo, da época dos samurais, para entender os altos riscos que envolviam coletar uma Neofinetia falcata de uma das selvagens ilhas locais. Ir até o berço dessas plantas fazia parte do treinamento dos guerreiros bushido, a elite dos lutadores japoneses, que demonstravam coragem e valentia ao enfrentar mares bravios, escalar montanhas escorregadias, avançar em meio ao vento e ao frio para simplesmente buscar uma dessas orquídeas - e fazê-la chegar intacta à viagem de volta.


Neofinetia foi nomeada em homenagem a Achille Finet, um botânico francês, que trabalhou nas orquídeas da China e do Japão; E do neo grego, (novo) para distingui-lo de outro gênero de plantas mencionado anteriormente para homenagear M. Finet. Com a publicação do volume 6 de Genera Orchidacearum , todas as espécies de Neofinetia estão agora incluídas no gênero Vanda . Os nomes híbridos afetados são explicados neste site aqui . É um eufemismo dizer que essas orquídeas têm seus fanáticos, especialmente no Japão, onde durante o período de Tokugawa (1773-1841) foi reconhecido pela primeira vez como precioso e desde então desempenhou um papel importante nas artes culturais japonesas.

Considerada a orquídea perfeita pelos japoneses, "Neofinetia" é apreciada e apreciada não só por suas flores de forma delicada e fragrância encantadora, mas também pela folhagem que pode ser variegada ou moldada de forma diferente da planta típica. Mesmo as raízes são consideradas dignas de prazer. Adicione a isso o fato de que há muitas formas de cores e formas de flores, não é de admirar que o crescimento destas no Japão seja comparado a uma apreciação das belas artes. Quanto você pagaria por uma orquídea? No Japão em leilão em 2005, os licitantes pagaram de US $ 20.000 para US $ 70.000 para variedades raras de fuukiran, o que parece uma pechincha em comparação com US $ 300.000 ou mais, muitas vezes pagos durante a década de 1980 até o final da década de 1990.

Antes classificada como monotípico (consistindo de apenas uma espécie), os taxonomistas recentemente reconheceram 3 espécies. Essas pequenas epífitas monopodiais crescentes, tipicamente com flores brancas e prolongadas, são originárias da China, Coréia e Japão. As plantas se assemelham a uma Vanda em miniatura vegetativa. Embora pequenas, as flores são vistosas e agradavelmente perfumadas à noite. Vanda falcata está presente em muitas coleções de hobby e, nos últimos anos, algumas das formas raras, há muito guardadas pelos japoneses, ficaram disponíveis no mercado.


Tribo: Vandeae

Subtribem: Aeridinae

Número de espécies:
A World Monocot Checklist atualmente reconhece 3 espécies distintas; V. falcata, V. richardsiana e V. xichangensis descritos em 2004.
Distribuição
Avançado na China, Coréia, Japão e nas Ilhas Ryukyu.

Fontes:

http://minhasplantas.com.br/plantas/orquidea-do-samurai/

http://www.aos.org/orchids/orchids-a-to-z/letter-n/neofinetia.aspx

http://clube273.rssing.com/chan-44705061/latest.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário.

  EXOSIÇÕES  PÓS PANDEMIA Depois do "paradão"durante a pandemia, os eventoscom orquídeas (exposições) foram retomados. O primeiro ...