domingo, 19 de abril de 2015

Ophrys lutea


 
 Por © Hans Hillewaert /, CC BY-SA 3.0,
                                 https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=3971504



Por Esculapio - Obra do próprio (personal work), CC BY-SA 2.5, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1819267


Divisão: Magnoliophyta Classe: Liliopsida Ordem: Asparagales Família: Orchidaceae


Ophrys é uma palavra grega que significa "Sobrancelha". Lutea é um epíteto latino que significa "Amarela". Ophrys é um termo mencionado pela primeira vez na obra "Historia Natural" de Plínio o Velho (23-79 dC).

Como Habitat ela surge em pastagens, tomilhais e prados em clareiras de matos pouco densos, ou taludes. Encontram-se também em locais expostos, com solos incultos r (pobres) preferencialmente básicos.A sua Área de Distribuição estende-se em toda a Bacia do Mediterrâneo, e regiões atlânticas do sul da Europa. Em Portugal é mais vulgar na metade sul do país. Embora se reconheçam várias sub-espécies, em Portugal surgem as Ophrys lutea lutea, cujo labelo pode ter até 15 mm de largura e a Ophrys lutea galilaea (H.FIeischm e Bornm - 1926) de labelo mais estreito (até 10 mm de largura)

Ophrys lutea é uma espécie de plantas terrestres européias pertencentes à família das orquídeas (Orchidaceae) as quais crescem sob sol pleno ou em locais secos de solo calcário, pastos e bosques ralos. Florescem de março a maio no Hemisfério norte. Apresentam sépalas laterais assimétricas, sépala dorsal tombada sobre a coluna, e pétalas amarelas com ou sem máculas aveludadas azuladas ou marrons. Distribuem-se por ampla área ao longo do Mediterrâneo e regiões atlânticas do sul da Europa. Sua ampla dispersão deu origem a muitas variações morfológicas, hoje consideradas sinônimos de alguma des três subsepécies aceitas.

Uma das coisas que mais admiro nesta espécie de flores é a arte com que se revestem na forma mais apropriada para atrair seus polinizadores naturais no afã de perpetuar sua espécie.

Família: Orquidáceas

Nome vulgar: erva vespa

Descrição: planta de 1 a 3,5 dm, labelo quase tão comprido como largo, trilobado, amarelo, com uma grande mancha no centro avermelhado-escura, glabra na margem e aveludada na parte restante, sépalas exgternas verdes.

Habitat

Outeiros secos e pedregosos, arrelvados

Floração: fevereiro e maio.

Fonte: Carterandholmes.com/tolumniacare.html
http://www.seta.org.pt/artigo2_27.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário.

  EXOSIÇÕES  PÓS PANDEMIA Depois do "paradão"durante a pandemia, os eventoscom orquídeas (exposições) foram retomados. O primeiro ...