sábado, 1 de setembro de 2012

ORQUÍDEA CALEANA MAJOR ou Pato voador


 foto l
                                                 Orquídea-Pato-Voador (Caleana major)


Originária da Austrália é muito apreciada por colecionadores por seu aspecto diferente que lembra patos de asas abertas formato esse que ela utiliza para atrair insetos polinizadores.


É uma pequena orquídea encontrada no leste e no sul da Austrália. A flor é atraente para insetos como os vespões machos que polinizam a flor em um processo conhecido como pseudocópula. ( Quando o inseto toca o labelo sensível que se fecha, prendendo o inseto no corpo pegajoso da coluna, ele deposita o pólen pode estar carregado e pega mais. Em seguida é liberado para voar para a orquídea seguinte). Em 1986, esta orquídea foi destaque em um selo postal australiano.


Esta Caleana é encontrada como uma erva terrestre, até 50 cm (20 pol) de altura. Duas a quatro flores crescem no caule verde. A folha única, aparece perto da base do caule. É geralmente prostrado, estreito-lanceoladas, de 12 cm de comprimento e 8 mm de largura, muitas vezes manchadas. A flor é marrom avermelhada, de 15 a 20 mm de comprimento. Em casos raros a flor pode ser esverdeada com manchas escuras. A floração ocorre de setembro a janeiro.

São encontradas a partir de Queensland na Austrália do Sul e até mesmo Tasmânia. Esta planta é encontrada em floresta de eucalipto no litoral ou matagal pantanoso e charnecas. Principalmente perto da costa, mas ocasionalmente, em altitudes mais elevadas. Por causa do tamanho pequeno, ela é uma planta difícil de se perceber na natureza.

O gênero Caleana foi nomeado por George Caley, um colecionador botânico como "maior", principal refere-se ao contraste com outra orquídea pato de menor porte, as Paracaleana menores.

O espécime original desta planta foi coletada no ponto de Bennelong, o local atual da Ópera de Sydney em setembro de 1803. Em 1810, a espécie foi publicada originalmente na literatura científica, Prodromus Florae Novae Hollandiae, de autoria do prolífico botânico escocês, Robert Brown. Caleana principal tem sido difícil de manter em cultivo. As plantas florescem durante um ou dois anos, mas por vezes, enfraquecem progressivamente até morrerem.


 Caleana major, Pato-voador, Orquídea Pato
Foto: Bill Higham

Classificação científica

Reino: Plantae

Angiospermas

Monocoiledôneas

Ordem: Asparagales

Família: Orchuidaceae

Subfamília: Orchidoideae

Tribo: Diurideae

Subtribo: incertae sedis´

Gênero: Caleana

Espécie: C. major

Fontes:  http://www.jardineiro.net/plantas/orquidea-pato-voador-caleana-major.html
http://www.friendsoflanecovenationalpark.org.au/Flowering/Flowers/Caleana_major.htm
https://en.wikipedia.org/wiki/Caleana

Foto l : http://www.blog-flores.pt/flores-de-exterior/caleana-major-orquidea-pato-voador/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário.

  EXOSIÇÕES  PÓS PANDEMIA Depois do "paradão"durante a pandemia, os eventoscom orquídeas (exposições) foram retomados. O primeiro ...