domingo, 15 de junho de 2014

ARUNDINA BAMBUSIFOLIA - ORQUÍDEA-BAMBU (Mais uma orquídea terrestre)



                                                                                  foto 1

Orquidea-Bambu - Arundina
foto 2

foto 3


A Arundina bambusifolia também conhecida como A. graminifolia, ou Orquídea-bambu, é uma das espécies terrestres mais populares e preferida pelos paisagistas pelo belo visual que proporciona num jardim. Eu mesma só conhecia esta espécie terrestre e, na minha ignorância sobre esta verdadeira ciência que é a orquidologia, não sabia que existiam tantas outras espécies.


Como o o nome popular dela já diz ela tem belas flores e um formato vertical podendo chegar a até 2 metros de altura. . O caule é delicado e as folhas estreitas, dando a impressão de que as flores estão flutuando. A combinação de cores é do verde-claro com lilás e roxo. Combinação belíssima.

Arundina é um género botânico pertencente à família das orquídeas (Orchidaceae). Possui uma única espécie, a orquídea bambu(Arundina graminifolia). Este género da Ásia tropical, estende-se desde a Índia, o Nepal, a Tailândia, a Malásia, Singapura, China setentrional até à Indonésia e pelas ilhas do Pacífico. Foi introduzida em Puerto Rico, Costa Rica e Panamá.

É uma orquídea terrestre multiperene com caule juncoso, formando grandes massas que crescem até uma altura de 70 cm a 2 m.

As folhas finas, estreitas e compridas, são lanceoladas, com um comprimento de 9 a 19 cm e largura de 0,8 a 1,5 cm. A sua extremidade é aguçada.

Esta orquídea floresce no verão e outono, apresentando racemos bastante abertos de esplendorosas flores, dez no máximo. Estas florescem em sucessão na extremidade dos ramos, que têm entre 7 e 16 cm. As flores, com 5 a 8 cm de diâmetro, têm uma tonalidade lilás rosada e um disco branco com um labelo púrpura. As brácteas são triangulares e envolvem o caule principal do ramo de flores.

Existindo apenas 200 plantas em crescimento na natureza em Singapura, a espécie está próxima da extinção neste país, provocada em grande parte pela destruição do seu habitat natural, nomeadamente a floresta tropical e os mangais.

Hoje é comum e abundante no Brasil, principalmente no litoral paranaense, sendo muito usada em paisagismos.

Fontes : http://casabela.wordpress.com/2010/05/24/orquidea-bambu/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Arundina
Foto 1 : CC BY-SA 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=96745
Foto 2 : http://www.plantasonya.com.br/orquideas-e-bromelias/orquidea-bambu-arundina-bambusifolia.html
Foto 3 : http://www.meucantinhoverde.com/2011/01/orquidea-bambu-arundina-bambusifolia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário.

  EXOSIÇÕES  PÓS PANDEMIA Depois do "paradão"durante a pandemia, os eventoscom orquídeas (exposições) foram retomados. O primeiro ...