quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Orquidário do IBAMA ameaça desabar e visitação é suspensa

Com uma bela e moderna estrutura, o Orquidário abriga importante coleção.

Com uma ampla e moderna estrutura, o Orquidário abriga importante coleção.

O Grammatophyllum speciosum forma bela touceira no meio de pequeno lago.

Grammatophyllum speciosum forma uma bela touceira no meio de pequeno lago.

Estão suspensas as visitas ao Orquidário Nacional, que fica na sede do IBAMA, em Brasília. Referência mundial e locusde importantes estudos sobre a flora orquidácea brasileira, o equipamento foi fechado em razão do risco de desabamento. 

O problema foi relatado, em sua edição desta terça-feira (4), pelo jornal “Correio Braziliense”, assim como pelo telejornal “Bom Dia Brasil”, da TV Globo. O IBAMA alegou falta de recursos e de um bom projeto. Informou que a licitação para as obras foi aberta, mas não há previsão para a retomada das visitas.

A situação do Orquidário é extremamente preocupante, o que tornaria oportuna uma mobilização dos amantes das orquídeas de todo o País no sentido de pressionarem as autoridades – em especial, através da imprensa e das mídias sociais – a fim de que providenciem, com a necessária urgência, as obras de recuperação das instalações. A estrutura é de madeira e está quase toda comprometida.

O Orquidário serve de base para o projeto Orquídeas do Brasil, conduzido pela bióloga Lou Menezes, e que já resultou na publicação de cerca de 10 livros. Ali são cultivadas 4 mil espécies de orquídeas, incluindo brasileiras e estrangeiras. 

Dentre elas, está o Grammatophyllum speciosum, cuja planta é considerada a maior do mundo das orquidáceas. O exemplar, trazido da Malásia, recebeu tratamento especial, a fim de se adaptar às diferenças climáticas, e já floresceu.

Fonte:http://www.orquidofilos.com/orquidario-do-ibama-ameaca-desabar-e-visitacao-e-suspensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário.

  EXOSIÇÕES  PÓS PANDEMIA Depois do "paradão"durante a pandemia, os eventoscom orquídeas (exposições) foram retomados. O primeiro ...