Com uma ampla e moderna estrutura, o Orquidário abriga importante coleção.
O Grammatophyllum speciosum forma uma bela touceira no meio de pequeno lago.
Estão suspensas as visitas ao Orquidário Nacional, que fica na sede do IBAMA, em Brasília. Referência mundial e locusde importantes estudos sobre a flora orquidácea brasileira, o equipamento foi fechado em razão do risco de desabamento.
O problema foi relatado, em sua edição desta terça-feira (4), pelo jornal “Correio Braziliense”, assim como pelo telejornal “Bom Dia Brasil”, da TV Globo. O IBAMA alegou falta de recursos e de um bom projeto. Informou que a licitação para as obras foi aberta, mas não há previsão para a retomada das visitas.
A situação do Orquidário é extremamente preocupante, o que tornaria oportuna uma mobilização dos amantes das orquídeas de todo o País no sentido de pressionarem as autoridades – em especial, através da imprensa e das mídias sociais – a fim de que providenciem, com a necessária urgência, as obras de recuperação das instalações. A estrutura é de madeira e está quase toda comprometida.
O Orquidário serve de base para o projeto Orquídeas do Brasil, conduzido pela bióloga Lou Menezes, e que já resultou na publicação de cerca de 10 livros. Ali são cultivadas 4 mil espécies de orquídeas, incluindo brasileiras e estrangeiras.
Dentre elas, está o Grammatophyllum speciosum, cuja planta é considerada a maior do mundo das orquidáceas. O exemplar, trazido da Malásia, recebeu tratamento especial, a fim de se adaptar às diferenças climáticas, e já floresceu.
Fonte:http://www.orquidofilos.com/orquidario-do-ibama-ameaca-desabar-e-visitacao-e-suspensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por deixar seu comentário.