segunda-feira, 21 de outubro de 2013

BELEZA ESTRANHA: Zygopetalum

Zygopetalum maculatum
                                                                   Zigopetalum Maculatum
Por Michael Wolf - Obra do próprio, CC BY 2.5, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1516795


 O nome do gênero vem do grego zygon, par e petalon, no caso pétalas, em referência às suas flores conterem apenas duas pétalas iguais, fato compartilhado por todas as orquídeas. Outra interpretação seria considerada a partir de outro significado de "zygon", que também significa jugo, referindo-se então à fusão dos elementos na base do labelo criando uma saliência característica.

Este gênero agrupa cerca de quinze plantas terrestres, ocasionalmente epífitas ou rupícolas, em regra de crescimento cespitoso, porem há algumas espécies de crescimento escandente ou reptante. Existem desde o Peru e Bolívia até o Paraguai e nordeste da Argentina, sendo que o Brasil, onde todas as espécies se fazem presentes, pode ser considerado seu centro de dispersão. 

Comuns nas regiões sul, sudeste e centro oeste, são encontrados em locais saturados de umidade, em meio ao capim, sobre diversas espécies de samambaias, em frestas de rochas onde acumulam-se detritos vegetais e mesmo eventualmente sobre troncos de árvores. Ocorrem em regiões de baixa e média altitudes.

A imagem pode conter: planta, flor e natureza
Este exemplar é do orquidófilo José Barbosa de Oliveira

LISTA DE ESPÉCIES
 
FONTE:https://pt.wikipedia.org/wiki/Zygopetalum
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário.