domingo, 20 de janeiro de 2013

Novidade: descobertas mais duas espécies de orquídeas.

http://www.sci-news.com/biology/article00798.html

As espécies recém-descobertas, sãochamadas Encyclia navarroi e  Tetramicra riparia , pertencem à subtribo de orquídeas Laeliinae.
"A primeira espécie descrita, Encyclia navarroi , é uma orquídea com flores consideravelmente grandes. Um ano depois, descobriu a espécie Tetramicra riparia, com flores muito pequenas. A última é assim chamada porque ela cresce nas margens dos córregos pedregosos nas montanhas de Baracoa, uma das áreas mais chuvosas e menos exploradas em Cuba ", disse Ángel Vale, da Universidade de Vigo, autor de dois artigos que descrevem a descoberta das espécies nas revistas Botânica Sistemática e Botanici Annales Fennici .
"Apesar do fato de que as flores da Tetramicra riparia têm uma pétala central completa, assim como outras espécies que compõem um subgênero endêmica para Cuba, a forma como elas crescem é muito semelhante a um grupo mais amplo que parece ter divergido na ilha vizinha de Hispaniola. "
"Nosso trabalho fornece evidências moleculares da maior relação de Tetramicra riparia com estas espécies na ilha vizinha. Isto está em consonância com a história geológica das ilhas do Caribe, segundo a qual o extremo leste de Cuba esteve em estreito contacto com a terra ", disse o Dr. Vale.
A equipe está tentando estimar quantos milhões de anos atrás, estas e outras espécies do Caribe viu a luz do dia. Isto irá permitir-lhes  testar se o ancestral desta espécie já estava em Cuba, ou se, pelo contrário, ele evoluiu de um ancestral que colonizou a ilha de arquipélagos vizinhos.
"Assim como a maioria das orquídeas, que não oferecem nenhuma compensação para os seus polinizadores, Encyclia navarroi e Tetramicra riparia recebem muito poucas visitas  das abelhas. Esta é uma das razões fundamentais que garantem a sobrevivência dessas plantas, e também ajuda a proteger as populações de seus polinizadores, "o Dr. Vale concluiu.
_______
Informações bibliográficas: Ángel Vale et al. 2012. Uma nova espécie de Tetramicra (Orchidaceae: Laeliinae) de Baracoa, leste de Cuba. Botânica Sistemática 37 (4): 883-892, doi: 10.1600/036364412X656491
Ángel Vale, Danny Rojas. . 2.012 Encyclia navarroi (Orchidaceae), uma nova espécie de Cuba.Annales Botanici Fennici 49: 83-86

Fonte: http://www.sci-news.com/biology/article00798.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário.

  EXOSIÇÕES  PÓS PANDEMIA Depois do "paradão"durante a pandemia, os eventoscom orquídeas (exposições) foram retomados. O primeiro ...