domingo, 2 de outubro de 2011

QUAL O MELHOR VASO PARA ORQUÍDEA?






VASOS


No momento em que vamos replantar uma orquídea podemos utilizar vasos de barro, vasos de plástico, Caixas de madeira e Placas de madeira. Tudo vai depender do substrato que será utilizado e a espécie e que forma será cultivada.


Exemplo: Alguns orquidófilos utilizam pedra brita em vasos de plástico e cultivam Cattleya, dessa forma encontram o equilíbrio entre substrato e vaso.




Pergunta-se qual o melhor vaso para replantar a minha orquídea? O vaso de barro ou de plástico?


A resposta é os dois são bons para o cultivo, tem as suas vantagem e desvantagem. Caberá ao orquidófilo verificar como é o ambiente do seu orquidário e a forma do seu cultivo e optar por um ou outro.É muito importante que você conheça bem o seu ambiente e saiba qual a sua disponibilidade de regar suas plantas. para aquelas pessoas que esquecem e que lembram de vez em quando, é bom utilizar vasos de plástico que retém mais umidade já para aqueles que adoram molhar as plantas, opte por vasos de barro.


Tamanho do vaso: Porque utilizar vasos pequenos? Por dois motivos, o primeiro motivo é que se o vaso for muito grande, você irá precisar de muito substrato para preenchê-lo e consequentemente, ficará úmido demais após a rega podendo apodrecer as raízes. O segundo motivo é que as raízes da orquídeas precisam de uma boa sustentação e muitas se utilizam das bordas dos vasos para fixação. Dentro do vaso, quando as raízes encontram as extremidades do vaso, elas encontram uma sustentação melhor.





Para o vaso de barro: A maioria dos orquidófilos preferem o vaso de barro pela beleza, tornando a orquídea mais atraente e mais voltado para o natural. Tem que ter furos na lateral para escorrer a água. Sem contar quando o vaso de barro está em um local úmido e ganha o tom esverdeado do limo e aumenta o charme. No entanto, este tipo de vaso para ser reutilizado deverá passar por uma higienização com água sanitária e a retirada total do limo, lavar bem com água corrente e colocá-los de cabeça para baixo a pleno sol por um dia. Ao passo que o vaso de plástico se estiver ainda com boa aparecia é só lavá-lo com água e sabão e reutilizá-lo.

No momento do replante procure fazer por etapas cinco em cinco ou seja , separe cinco plantas e replante no mesmo dia. Deixar os vasos de barro de molho antes de replantar para que ele esteja úmido e não “roube a umidade da planta logo após o replante. Tenha vários tamanhos de preferência um a mais para o próximo replante, para que no momento em que der vontade de replantar.

Lembramos que o cultivo em vasos de barro seca mais rápido, necessitando assim de mais rega.

Outra vantagem é que com as mãos você pode sentir a umidade do vaso. O vaso de barro é mais pesado evitando assim que sua orquídea tombe.




Vaso de plástico: Quanto o vaso de plástico retém mais umidade e por isso o controle da água será maior. Lembrando que a orquídea nunca deve ficar encharcada e a falta de água também é prejudicial a saúde da planta pois causa sua desidratação levando-a a morte.




Utilizamos também caixas de madeira para o cultivo de orquídeas, podemos plantar até uma Cattleya na caixa de madeira que vai bem. As raízes dominam completamente a caixa e fica muito bonita. As plantas cultivadas neste sistema exigem mais regas, pois o substrato seca rapidamente. No cultivo de Vandas não há necessidade da colocação de substrato na caixa de madeira.


Placas de madeira ou tocos: O cultivo em placa ou toco de madeira também requer rega constante pois a placa/toco não retém a umidade. Algumas espécies de oncidium vão muito bem em placas. A Cattleya walkeriana, Cattleya nobilior e Cattleya aclandiae são exemplo de plantas que também se dão bem neste tipo de cultivo.


Importante ler sobre substratos para entender qual o melhor substrato e vaso para seu ambiente.


Boa Sorte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário.

  EXOSIÇÕES  PÓS PANDEMIA Depois do "paradão"durante a pandemia, os eventoscom orquídeas (exposições) foram retomados. O primeiro ...