segunda-feira, 15 de julho de 2013

ORQUÍDEA BARBOSELLA MIERSII











 


 


Barbosella miersii é uma gênero botânico pertencente à família das orquídeas (Orchidaceae). É uma das menores espécies de orquídeas brasileiras, se não a menor.

Em 1981 Luer propôs que esta espécie fosse separada de Barbosella, no gênero Barbrodria, por não apresentar o mesmo tipo de articulação que une o labelo e a coluna daquelas flores, mas sim apenas uma união móvel, contínua e delicada, no entanto isto tornaria o gênero Barbosella polifilético. de modo que o novo gênero não foi aceito.

Originária do sudeste brasileiro, onde vive em florestas sombrias saturadas de umidade, pode ser encontrada mesmo dentro da cidade de São Paulo, nas florestas do Jardim Botânico. São plantas epífitas de crescimento reptante.

São plantas de rizoma rasteiro, sem caule aparente, capazes de formar grandes e densos tapetes com suas folhas. Quando bem cultivadas florescem profusamente. Apresentam apenas uma flor minúscula por inflorescência, que brota em longo e finíssimo pedúnculo.

As flores que mal passam de dois milímetros, têm as sépalas laterais semi concrescidas e bem abertas em relação a sépala dorsal. As pétalas muito menores que as sépalas e menos acuminadas. O labelo é bastante pequeno em comparação às sépalas. Diferem da maioria dos gêneros desta subtribo por terem quatro polínias.


FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Barbosella_miersii

Autoria das fotos pela ordem em que aparecem:
http://www.flickr.com/photos/61731084@N04/8167936148/ 

2 comentários:

  1. Bom dia! Quero saber, se tem muda da orquidea Barbosella Miersii, para venda? Meu e-mail pra contato: ecaldonazzi@yahoo.com.br. Grato,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não temos orquídeas para venda. Vendemos cursos sobre orquídeas. Grata pela visita.

      Excluir

Obrigada por deixar seu comentário.

  EXOSIÇÕES  PÓS PANDEMIA Depois do "paradão"durante a pandemia, os eventoscom orquídeas (exposições) foram retomados. O primeiro ...