sexta-feira, 6 de setembro de 2013

DENDROBIUM CRUMENATUM - A ORQUÍDEA POMBO

Dendrobium crumenatum.haut.72
Foto de Eric Danell

Dendrobium crumenatum.En face.March12.2013.72

Foto de Eric Danell

Eu já fiz uma postagem antes sobre esta orquídea mas achei esta interessante e estou repetindo.

Há uma orquídea  tailandesa  nativa com flores que lembram pombos brancos em vôo, a orquídea pomboDendrobium crumenatum , Orchidaceae).



As flores desta orquídea  surgem como resultado de uma  queda brusca de temperatura. Este comportamento motivou o nome Inglês alternativo "tempestade orquídea'. Na verdade, as noites anteriores ao seu desabrochar são mais frias.
 Esta orquídea cresce nas planícies da Índia e Sudeste Asiático. Algumas literaturas afirmam que é nativa das florestas caducifólias, enquanto outros afirmam que  é nativa das florestas verdes. 

A nossa experiência aqui no Dokmai Garden é que você não deve deixá-la secar por muito tempo. Como acontece com tantas outras espécies de  Dendrobium, parece que esta espécie não pode se auto-polinizar. No início da estação chuvosa, devemos transplantar os seus muitos keikis para vários pontos verdes no jardim.
Os muitos relatos de seu uso contra a cólera, acne e dor de ouvido na Malásia e Java implica em que esta orquídea  poderia ter compostos com atividade antibiótica interessante.


Texto e Foto: Eric Danell
Fonte:  https://dokmaidogma.wordpress.com/page/8/

Agora, vou postar umas fotos que fiz da minha orquídea Dendrobium crumenatum. Este ano a estação das chuvas foi bastante intensa e demorada fazendo com que a temperatura baixasse bastante aqui onde normalmente as temperaturas são altas (moro em João Pessoa - Pb no nordeste do Brasil) o que fez com que,  por conta do inverno atípico a minha dendrobium teve três floradas seguidas e agora está novamente em botão. As fotos de Eric Danell em relação às minha estão ótimas.  Dá para ter uma ideia da razão porque são chamadas de orquídeas pombo.

 As minhas estão desfocadas. Ainda estou aprendendo a fazer fotos.

 Peço desculpas, sou péssima fotógrafa mas vou me esforçar para melhorar as fotos para as próximas floradas e novas orquídeas que pretendo comprar agora que descobri um local onde elas podem ficar num ambiente favorável. Plantei duas árvores nin perto do pé de acerola que deixou o local mais sombreado e com mais umidade e o muro ao lado serve como um bom suporte para os vasos. Quando terminar de preparar tirarei fotos. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário.

  EXOSIÇÕES  PÓS PANDEMIA Depois do "paradão"durante a pandemia, os eventoscom orquídeas (exposições) foram retomados. O primeiro ...