sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Orquídeas simulam falsa infecção para enganar moscas (Cypripedium fargesii)

Imagens por Zong-Ren Xin: Endangered Slipper Orchid (à esquerda); surpresa-fly (à direita)
Cypripedium fargesii
Secret language of flower



www.gardenslippers.net/fargesiiinfo.html



/www.albiflora.be/plantdetail.php%3Fid%3D103&prev=/search%3Fq%3Dcypripedium%2Bfargesii%26start%3D10%
26sa%3DN%26biw%3D1920%26bih%3D971

fargesii

http://www.kew.org/web-image/fargesii-4-copy.htm?gallery=hardy-cypripedium-orchid-gallery


 Cypripedium, um modelo de linhagem de orquídeas nonrewarding, é polinizada principalmente por abelhas. Aqui apresentamos tanto um exemplo de mimetismo floral de folhagem  infectada por fungos  em orquídeas e um exemplo de moscas de pés chatos (Agathomyia sp;. Platypezidae) como vetores de pólen de angiospermas. 

Cypripedium fargesii é um nectarless, terrestre,  orquídea ameaçada de extinção  do sudoeste da China, que requer a polinização cruzada para produzir o número máximo de embriões viáveis. Todos os insetos capturados entrando ou saindo do labelo sac foram Agathomyia sp. transportando conídios de Cladosporium sp. em suas peças bucais e pernas, sugerindo mycophagy.


Manchas peludas (Blackish) na superfície superior da folha pode imitar manchas de bolor negro, que serve como  iscas visuais a curto prazo. Algumas moléculas de odor também associada a culturas Cladosporium foram isolados no aroma floral. 


Mimesis de folhagem infectada por fungo provavelmente representa uma opção esquecida, mas importante na diversificação das angiospermas, porque há 3-5 mais Cypripedium spp. no sudoeste da China, com o mesmo modo de apresentação floral e folhas peludas manchadas de preto.



Fonte:
http://eurekamag.com/research/036/080/flowers-of-cypripedium-fargesii-orchidaceae-fool-flat-footed-flies-platypezidae-by-faking-fungus-infected-foliage.php&prev=/search%3Fq%3Dcypripedium%2Bfargesii%2Bculture%26start%3D10%26sa%3DN%26biw%3D1920%26bih%3D971


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário.