sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Orquídeas simulam falsa infecção para enganar moscas (Cypripedium fargesii)

Imagens por Zong-Ren Xin: Endangered Slipper Orchid (à esquerda); surpresa-fly (à direita)


                                   Cypripedium fargesii
                                        
                            Por Orchi - Fotografia própria, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=32475968


 Cypripedium, um modelo de linhagem de orquídeas nonrewarding, é polinizada principalmente por abelhas. Aqui apresentamos tanto um exemplo de mimetismo floral de folhagem  infectada por fungos  em orquídeas e um exemplo de moscas de pés chatos (Agathomyia sp;. Platypezidae) como vetores de pólen de angiospermas. 

Cypripedium fargesii é um nectarless, terrestre,  orquídea ameaçada de extinção  do sudoeste da China, que requer a polinização cruzada para produzir o número máximo de embriões viáveis. Todos os insetos capturados entrando ou saindo do labelo sac foram Agathomyia sp. transportando conídios de Cladosporium sp. em suas peças bucais e pernas, sugerindo mycophagy.


Manchas peludas (Blackish) na superfície superior da folha pode imitar manchas de bolor negro, que serve como  iscas visuais a curto prazo. Algumas moléculas de odor também associada a culturas Cladosporium foram isolados no aroma floral. 


Mimesis de folhagem infectada por fungo provavelmente representa uma opção esquecida, mas importante na diversificação das angiospermas, porque há 3-5 mais Cypripedium spp. no sudoeste da China, com o mesmo modo de apresentação floral e folhas peludas manchadas de preto.



Fonte:

http://eurekamag.com/research/036/080/flowers-of-cypripedium-fargesii-orchidaceae-fool-flat-footed-flies-platypezidae-by-faking-fungus-infected-foliage.php&prev=/search%3Fq%3Dcypripedium%2Bfargesii%2Bculture%26start%3D10%26sa%3DN%26biw%3D1920%26bih%3D971

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário.

  EXOSIÇÕES  PÓS PANDEMIA Depois do "paradão"durante a pandemia, os eventoscom orquídeas (exposições) foram retomados. O primeiro ...