sexta-feira, 26 de outubro de 2012

O Gênero Cypripedium


Cypripedium californicum1.jpg
Foto 1
      Cypripedium californicum

Cypripedium fasciculatum (14639706125) cropped 1.jpg
                                                                                  Foto 2
                                                              Cypripedium fasciculatum


Mountain Lady's Slipper 5 (Cypripedium montanum).jpg
 Foto 3
                                                            Cypripedium montanum

Ram's-Head Lady's-Slipper (Cypripedium arietinum).jpg
Foto 4
                                                            Cypripedium arietinum


Orchid 1.JPG
                                                                               Foto 5

   Cypripedium acaule

Foto 6
                                                               Cypripedium calceolus


SEM FOTO:
Cypripedium Ulla Silkens (flavum x reginae )
Cypripedium tibeticum 
Cypripedium macranthos
Cypripedium macranthos f. rebunense


As orquídeas são encontradas na maior parte dos lugares do mundo, se bem que são especialmente abundantes nos trópicos. Não obstante, sua capacidade de adaptação tem permitido conquistar um sem número de nichos ecológicos, desde os mais secos e quentes do planeta até os mais úmidos e frios já que, literalmente, se distribuem desde as regiões polares até o equador.Neste post escolhemos o gênero Cypripedium para apresentar.


Cypripedium é um género botânico pertencente à família das orquídeas (Orchidaceae). De acordo com o banco de dados do Royal Botanic Garden, em dezembro de 2008, é formado por 57 espécies, e sete híbridos naturais são aceitos, no entanto, há mais de trezentos outros híbridos descritos cuja identidade ainda não se encontra esclarecida. São plantas terrestres que crescem em áreas de clima frio em grande parte do hemisfério norte. Algumas espécies crescem até no Alaska e Sibéria, um habitat extremamente frio para quase todas as outras orquídeas.

Na Ásia, onde mais de quarenta espécies ocorrem, o gênero tem longa história de uso medicinal. Na América existem cerca de quinze espécies, Apenas três chegam à América Central ou México, onde o clima já é quente demais e as estações menos marcadas, sem um inverno de frio constante, tão necessário para estas plantas.

A maioria das espécies está se tornando rara, algumas próximas da extinção, devido ao contínuo encolhimento de áreas selvagens e devido à coleta excessiva. No final do século vinte apenas uma planta de Cypripedium calceolus era registrada como sobrevivente na Grã-Bretanha.

Como a maioria das espécies terrestres de orquídeas, apresentam rizoma curto e robusto, crescendo no solo próximo à superfície, em ciclos anuais quando, para cada novo broto de um lado, um antigo seca do outro. O caule geralmente é ereto com diversas folhas distribuídas pelo seu comprimento, contudo há casos em que o caule é tão curto que as folhas parecem brotar diretamente do solo. as folhas usualmente são pubescentes, de formatos variados.

A inflorescência é racemosa comportando de uma a doze flores, como no Cypripedium californicum, mas geralmente são cerca de três. As flores seguem a estrutura característica de toda a subfamília, com sépalas laterais parcial ou totalmente fundidas e labelo formando uma estrutura saquiforme. As pétalas e sépalas costumam ser da mesma cor e o labelo de cor contrastante, mas há exceções. O formato do labelo, cuja função é atrair polinizadores, varia grandemente entre as espécies. A coluna possui apenas um estaminoide, o ovário é trilocular. O agente polinizador mais comum são as abelhas.

Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cypripedium


 Foto 1 : Por Patricia Harding - Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=5598257
Foto 2 : Por Andrey Zharkikh from Salt Lake City, USA - 2014.07.12_10.46.22_IMG_9672, CC BY 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=42623244
Foto 3: Por Rosalee de la Forêt, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=17041324
Foto 4 : Por Pverdonk, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=627305
Foto 5:CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=487984

Foto 6 : CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimPor Patricia Harding - Obra do próprio, CC BY-SA 3.0,







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário.

  EXOSIÇÕES  PÓS PANDEMIA Depois do "paradão"durante a pandemia, os eventoscom orquídeas (exposições) foram retomados. O primeiro ...