quinta-feira, 21 de junho de 2012

DENDROBIUM CRUMENATUM (orquídea pombo)

photo
http://www.natureloveyou.sg/Dendrobium%20crumenatum/Main.html


photo
http://www.natureloveyou.sg/Dendrobium%20crumenatum/Main.html

http://mantamola.blogspot.com.br/2008/03/forgotton-orchid-dendrobium-crumenatum.html

Ganhei de meu irmão esta orquídea e devido às suas múltiplas ocupações nunca teve tempo de classificá-la para mim. Depois de muito pesquisar encontrei a classificação.
Ainda não tirei uma foto dela porque eu quase a matei com excesso de adubo. Estou tentando recuperá-la para apresentar a vocês a minha única orquídea. Quem sabe se eu conseguir recuperá-la, na próxima floração terei o prazer de apresentá-la a vocês.

APG III Classificação: 
Domínio:Eukaryota, Archaeplastida, Reino Plantae, Classe: angiospermas, monocotilédones, ordem: asparagales, família: Orchidaceae, subfamília Epidendroideae, Tribus: Dendrobieae, Subtribus: dendrobiinae, gênero Dendrobium, Espécie D. crumenatum Sw (1799)

Sinonímia
1790 Ceraia Simplicissima Lour; 1797 Epidendrum ceraia Raeusch; 1891: Dendrobium schmidtianum Kraenzl ; 1902 Dendrobium papilioniferum ; 1905 Dendrobium papilioiferm var. ephemerumJ.J. Sm ;1914 Dendrobium ephemerum J.J. Sm.;1917 Aporum Crumenatum (Sx)Brieder Rauschert 1981: Aporum ephemerum (J.J.Sm) 1983 Ceraia ephemera (J.J.Sm) M.A. ; Clem. 2003

Algumas dicas: Espécie de cultivo simples, porte grande com flores pequenas ao longo de sua haste e são muito perfumadas. Recomenda-se reduzir a rega durante o inverno.Pode ser plantada em árvore ou vaso em sombreamento 50%.

São muito abundantes na Malaysia, tão abundantes que são consideradas até como praga. Não é valorizada porque suas flores só duram um dia. Eu, em particular, não acho que isso seja motivo para desprezá-las pois por um dia sua beleza e seu perfume valem a pena.

Também são muito comuns em Cingapura, são encontradas crescendo naturalmente na reserva natural e em árvores na estrada. Entretanto a maioria das pessoas preferem um Dendrobium híbrido, mais colorido e durável do que esta pequena orquídea branca perfumada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário.

  EXOSIÇÕES  PÓS PANDEMIA Depois do "paradão"durante a pandemia, os eventoscom orquídeas (exposições) foram retomados. O primeiro ...