sábado, 23 de junho de 2012

22 de junho - Dia do Orquidófilo

Fonte: http://www.orquidofilos.com/aberto-o-4%C2%BA-festorquideas-de-fortaleza

Por um  lapso de minha parte esqueci de assinalar que ontem foi o dia do orquidófilo. Peço desculpas a todos os orquidófilos e envio meus parabéns atrasados. Fui lembrada da data por um e-mail do site: orquidófilos.com que transcrevo, em parte, a seguir.


Comemora-se hoje – 22 de junho –, no Brasil, o Dia do Orquidófilo. A escolha dessa data é uma homenagem a João Barbosa Rodrigues, que nasceu a 22 de junho de 1842, em São Gonçalo de Capivari, MG. 


Engenheiro, naturalista, botânico, taxonomista, Rodrigues foi, durante quase 20 anos, Diretor do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, cargo que ocupou até sua morte, a 6 de março de 1909. Foi no Jardim Botânico que ele conduziu estudos sobre as orquídeas brasileiras, tendo produzido importantes trabalhos, como “Genera et species orchidearum novarum”, em três volumes, e uma “Iconografia das orquídeas”. 


Baptistonia e Capanemia são exemplos de gêneros nominados por Barbosa Rodrigues. Já a Barbosella é um gênero a ele dedicado.


Agora, um pouco sobre a Cattleya labiata lindl.



Cattleya labiata é uma espécie que, no final do verão e princípio do outono, enfeita nossos orquidários com as suas flores. Além das belas flores, somos premiados com seu magnífico perfume que é exalado principalmente na parte da manhã.
Ele é tão característico que podemos chamar de "perfume das Cattleyas".
Espécie considerada "Rainha do Nordeste Brasileiro", foi classificada e descrita por John Lindley, em 1821.
Ela é considerada o protótipo de todas as Cattleyas do grupo das labiatas.
Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário.