quarta-feira, 18 de abril de 2012

A ÁRVORE NIM (AZADIRACHTA indica)


Tentativa de criar um bonsai a partir da árvore nim



Um exemplar de nim em plena floração na qual abelhas coletam o mel destas flores
Óleo de nim, produto industrializado a partir da planta.

Frutos colhidos do nim para preparar mudas.

Saber usar os benefícios desta árvore também é importante para os orquidófilos, tomando conhecimento deste benefício da natureza estou aqui compartilhando com todos os leitores.

É uma árvore da família MELIACEAE, a mesma da SANTA BÁRBARA ou CINAMOMO, CEDRO e MOGNO. Originária da Índia, pesquisada, cultivada e com crescente utilização no EUA, AUSTRÁLIA, paises da ÁFRICA e AMÉRICA CENTRAL.

São utilizados há mais de 2 mil anos na Índia para controle de insetos e pragas (mosca branca, minadoura, brasileirinho, carrapato, lagartas e pragas de grãos armazenados, broca do café, mosca das frutas), nematóides, alguns fungos, bactérias, na medicina humana e animal, como madeira de lei e adubo, assim como no paisagismo.


Eu mesma plantei duas mudas na calçada de minha casa que estão se tornar belas árvores.

Pode-se utilizar as folhas, frutos, sementes moídas, óleo e torta das sementes, casca da árvore e madeira.
Os produtos de NIM não provocam a morte imediata do inseto, mas a interrupção do seu crescimento e conseqüente diminuição da população da praga.

● COMO SE PREPARA UM EXTRATO DO NIM:
Um modo prático de utilização é: bater no liquidificador 250 gramas de folhas maduras de NIM, com um pouco d´água. Deixar descansando por uma noite com um pouco mais de água. Na manha seguinte, filtrar e diluir com água para obter 20 litros de preparado, pulverizando logo em seguida. Pode ser armazenado em frasco e local escuros por três dias.
Ao se prensar as sementes obtêm-se o óleo, que pode ser armazenado por até um ano e é utilizado na diluição de 1 litro de óleo para 200 litros de água, aplicados sobre as plantas e animais atacados por pragas.

● PARA QUAIS PRAGAS E DOENÇAS OS EXTRATOS DE NIM SÃO INDICADOS? PRAGAS DE CULTIVOS E CRIAÇÕES: mosca branca, mosca minadoura, mosca-das-frutas, pulgões. Diabrotica speciosa, traça das crucíferas, lagarta do cartucho, brocas do tomateiro, ácaros fitófagos, tripes, cochonilhas, bicho mineiro do cafeeiro, bicho minador dos citrus, outros besouros e lagartas, mosca doméstica, barata, pulga, mosquitos, pernilongos, AEDES AEGYPT, berne, carrapato, mosca dos chifres, piolho e nematóides (aplicar no solo).

Doenças de plantas: ferrugem do cafeeiro, RHIZOCTONIA solari, R. oryzae, sclerotium rolfsii, fusarium oxysporum.

● QUAIS AS OUTRAS UTILIDADES DO NIM?
Na medicina: seus chás, folhas moídas e óleo são utilizados contra: malária, doença de chagas, antivermes intestinais, antiinflamatório, antidiabetes, antiacnes, antifúngico (frieiras), antifertilidade (previne concepção), poderoso anticárie e homeopatia. Cosmética: sabonete, creme para pele, creme dental, hidrante, xampu.
● DICA: utilize os produtos de NIM para controlar pragas, doenças dos cultivos e parasitas das criações e com isso fuja dos altos custos do perigosos venenos convencionais.

Fonte: A apostilha : MUITO ALÉM DO XAXIM da autoria de João de Paula Neves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário.

  EXOSIÇÕES  PÓS PANDEMIA Depois do "paradão"durante a pandemia, os eventoscom orquídeas (exposições) foram retomados. O primeiro ...