sábado, 8 de outubro de 2011

Orquídeas incomuns : Gênero Masdevallia

Masdevallia  Ignea
Masdevallia Striatella
Masdevallia Angel Tang

Produção: divisão.
Tipo: híbrido.
Tamanho da muda: adulta.
Espectativa de floração: 2010.
Cultivo: fácil desde que em local fresco e úmido.
Floração: qualquer época, frequente.
Duração das flores: uma semana.
Tamanho quando adulta: até 30cm.
Tamanho da flor: 7 cm.
Quantidade de flores: 1 por haste, diversas em sucessão.


Nome: Masdevallia Angel Tang.
Híbrido entre: Masdevallia veitchiana x Masdevallia tonduzii.

Trata-se do cruzamento de uma espécie do Peru, Masdevallia veitchiana, planta de grandes flores alaranjadas ou vermelhas que existe a grandes altitudes, com a Masdevallia tonduzii, espécie de baixa altitude, de grandes flores brancas, internamente pubescentes, com longas caudas sinuosas esverdeadas, hoje classificada como Reichantha tonduzii, originária da Costa Rica e Panamá. O cruzamento entre duas plantas de habitat tão diferente conferiu grande resistência a este vistoso híbrido, indicado para quem pretende iniciar o cultivo de Masdevallias.



Nome: Masdevallia Angel Glow.
Híbrido entre: Masdevallia Angel Frost x Masdevallia Marguerite.
Autor do registro: não está registrada na Royal Horticultural Society.
Trata-se de híbrido já moderadamente complexo, resultante do cruzamento de três espécies. De seus pais a Masdevallia Angel Frost é o cruzamento de uma espécie do Peru, Masdevallia veitchiana, planta de grandes flores alaranjadas ou vermelhas que existe a grandes altitudes, com a Masdevallia strobelii, miniatura de vistosas flores amarelas e brancas; e a Masdevallia Marguerite resulta do cruzamento da Masdevallia infracta, hoje Alaticaulia infracta, espécie pequena de cores muito variadas, miniatura muito resistente e de baixas altitudes, muito comum em toda América do sul, com a já citada Masdevallia veitchiana. Estes cruzamentos conferiram grande resistência a este vistoso híbrido, indicado para quem pretende iniciar o cultivo deMasdevallias.


 Trata-se de híbrido já moderadamente complexo, resultante do cruzamento de três espécies. De seus pais a Masdevallia Angel Frost é o cruzamento de uma espécie do Peru, Masdevallia veitchiana, planta de grandes flores alaranjadas ou vermelhas que existe a grandes altitudes, com a Masdevallia strobelii, miniatura de vistosas flores amarelas e brancas; e a Masdevallia Marguerite resulta do cruzamento da Masdevallia infracta, hoje Alaticaulia infracta, espécie pequena de cores muito variadas, miniatura muito resistente e de baixas altitudes, muito comum em toda América do sul, com a já citada Masdevallia veitchiana. Estes cruzamentos conferiram grande resistência a este vistoso híbrido, indicado para quem pretende iniciar o cultivo de Masdevallias.

Gênero Masdevallia

O nome é uma homenagem ao médico e botânico espanhol José Masdeval, que teve seu nome latinizado para Iosephus Masdevallius. Masdeval viveu no século XVIII, na corte de Carlos III.

Este gênero compreende mais de quinhentas espécies epífitas, ocorrendo no Brasil, Peru, Equador, Colômbia, Costa Rica e Venezuela. A maioria das espécies vive acima de 0 a 2.000 metros de altitude e poucas se adaptam a climas quentes. Deste gênero foram desmembrados: Dracula, Dryadella, e Trisetella.

Fonte:
Wikipédia:https://pt.wikipedia.org/wiki/Masdevallia
Nota: Este gênero de orquídeas possui espécies para todas letras do alfabeto !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário.

  EXOSIÇÕES  PÓS PANDEMIA Depois do "paradão"durante a pandemia, os eventoscom orquídeas (exposições) foram retomados. O primeiro ...