terça-feira, 16 de agosto de 2011

Orquídeas raras


 




A orquídea fantasma em inglês : Ghost Orchid (nome científico, Polyrrhiza lindenii) - não se deve  confundir com a "orquídea fantasma" euroasiática (Epipogium aphyllum).  É  uma planta perene Hemicriptófito da familia das orquídeas (Orchidaceae). Anteriormente incluida em Dendrophylax, esta orquídea foi transladada recentemente para o  gênero Polyrrhiza.



Nomes comuns :

Além de Ghost Orchid (orquídea fantasma), outros nomes comuns desta orquídea são : Palm Polly y White Frog Orchid.

Sinónimos :
  • Aeranthes lindenii (Lindl.) Rchb.f. in W.G.Walpers, Ann. Bot. Syst. 6: 902 (1864).

  • Angraecum lindenii Lindl., Gard. Chron. 1846(1): 135 (1846).

  • Dendrophylax lindenii (Lindl.) Benth. ex Rolfe

  • Polyradicion lindenii (Lindl.) Garay, J. Arnold Arbor. 50: 467 (1969). (este nome ainda é utilizado por numerosos autores).

Na base de dados del "World Checklist of Monocotyledons" do Real Jardín Botânico de Kew ainda se considera aceitável o nome de Dendrophylax lindenii, enquanto que Polyrrhiza lindenii é considerado como una sinonímia homotípica. O epíteto "lindenii" se deve a seu descobridor, o belga  Jean J. Linden que viu esta orquídea pela primeira vez en Cuba en 1844. Mais tarde foi encontrada nos Everglades da Flórida.

Habitat

Esta orquídea é epífita, é encontrada em bosques húmidos e zonas pantanosas da Flórida ao sudeste dos EE. UU., nas Bahamas y Cuba.
Una « ghost orchid » foi observada no verão de 2007 no Corkscrew Swamp Sanctuary, perto de Naples, Flórida.
Há outros gêneros de orquídeas que contém plantas semelhantes na Asia, Sudamérica e África. Mais informações podem ser encontradas em "Jays Internet Orchid Species ou Orchid Taxa" relacionadas  a estes Continentes.
Esta é una orquídea em perigo de extinción. São raramente vistas em coleções e estão sendo vendidas por un preço elevado. O cultivo desta orquídea se mostrou un fracasso fuera de seu habitat. Requer condições de cultivo muito especializadas. Entre outras exigências, requer humidade alta.  Esta orquídea se enumera no apêndice II do CITES e está protegida completamente pelo estado da Flórida e leis federaes de proteção.

Descrição

Esta orquídea epífita, é uma monocotiledônea excepcional, pois não possue nem caule nem folhas  que se encontram muitíssimos reduzidos. Consiste somente de raízes planas, como cordões, verdes. Estas raízes são utilizadas para a absorção da humidade e seus cloroplastos para la fotossíntese. A camada externa, o velamen, se encarrega de adquirir os nutrientes e a água. Também protege as camadas internas.
Esta orquídea florece entre junho e agosto, com uma a dez flores con fragancia, que abrem uma de cada vez. A flor branca tem de 3 a 4 centímetros de comprimento e de 7 a 9 cm de largura e se apresenta em uma espiga que se eleva através de um caule desde a raíz. O lábio inferior produz duas largas, pétalas que se torcem levemente para baixo, assemelhando-se às pernas traseiras de uma rã que salta. Suas brácteas são  finas, secas, membranosas e com aparência de papel.
Cmo as raízes desta orquídea se fundem tão bem con a árvore, a flor parece a miúdo flutuar no ar, daí seu nome de "orquídea fantasma".
A polinização é efetuada pela mariposa esfinge gigante, o único insecto local com a probóscide  suficientemente grande. Com relação a  este aspecto, se pode dizer que esta é o equivalente americano da orquídea de Madagascar, Angraecum sesquipedale (Angraecum); que levou  Charles Darwin a predizer que alguma espécie de mariposa, então ainda desconhecida pela ciência, seria descoberta (o inseto que polinizou a orquídea ).As pessoas do seu tempo o ridicularizavam por esta afirmativa, entretanto, alguns anos mais tarde tal mariposa foi encontrada.

Curiosidades

Esta planta desempenhou un papel fundamental no livro The Orchid Thief   (O ladrão de orquídeas), e no filme  baseado no livro, Adaptation

Referências

  1. BS Carlsward, WM Whitten, NH Williams - International Journal of Plant Sciences, 2003 - journals.uchicago.edu

  2. Classification by the World Checklist of Monocotyledons

  3. «Rare Ghost orchid found in Florida» (2007). Consultado el 30-07-2007

Fonte : Wikipedia, google images

    2 comentários:

    1. Existe para comprar qui no Brasil???

      ResponderExcluir
    2. onde eu consigo mudas de orquídeas do gênero Polyrrhiza?

      ResponderExcluir

    Obrigada por deixar seu comentário.